Consultor Arquitetura Corporativa TI

Job description

Somos mais que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo. 

Lideramos o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina. Em 2019, capturamos em nossas plataformas mais de 7,1 bilhões de transações e R $ 683 bilhões em volume financeiro. A nossa tendência é mover o mercado, e a ponta de pagamento é a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si: decidir um portfólio de soluções para atender às necessidades dos nossos mais de 1,5 milhão de clientes, desde os empreendedores individuais até os grandes varejistas espalhados por todo o país. Além de uma estrutura que mantém os negócios em movimento, com tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança, provocamos o mercado a evoluir. Inquietos, somos máquina, internet, celular e o que mais vier. 

A Cielo promove a inclusão e valoriza a diversidade em toda a sua multiplicidade. Aqui você pode ser quem você é independente de raça, gênero, orientação sexual, deficiência, estado civil, religião, idade, origem, condição social. Incentivamos que todos que se identifiquem com o perfil e pré-requisitos das vagas disponíveis na Cielo se candidatem - você é bem-vindo em todas as oportunidades.


RESPONSABILIDADES:


  • Propor, alinhar, validar e garantir a aplicação dos princípios que guiam a arquitetura corporativa, garantindo alinhamento da estratégia da companhia com a estratégia de desenvolvimento de TI, propondo mudanças na estrutura, técnicas ou abordagens arquiteturais que estejam melhor alinhadas às expectativas da companhia; por exemplo, disseminando abordagem arquitetural de microserviços como resposta a necessidade de dar maior autonomia aos times de desenvolvimento (Squads) e suportar melhor a estratégia de desenvolvimento ágil.
  • Atuar na definição e criação da prateleira de soluções corporativas para acelerar o desenvolvimento dos times de sistemas, além da sua disseminação e correta utilização.
  • Definir  e governar  o ciclo de vida do stack de tecnologia homologado pela companhia para o desenvolvimento de sistemas (ex.: linguagens de programação, bancos de dados, sistemas de mensageria, provedores de autenticação e autorização, frameworks, ferramentas de containerização, ferramentas relacionadas ao ciclo de DevOps).
  • Atuar conjuntamente com os times de Segurança e Infraestrutura para alinhar os princípios da arquitetura corporativa, e para garantir que as proposições de ambas as áreas estejam alinhadas às soluções de TI da Cielo, que os padrões de arquitetura reflitam a evolução nestas frentes, e que sempre que possível, produz componentes de propósito geral para promover o reuso e a padronização de soluções.
  • Suportar  ativamente o time de Arquitetura de Soluções, disseminando as práticas padrão (Prateleira), avaliando problemas recorrentes candidatos a aplicação de uma solução corporativa, e apoiando nas discussões de evolução da Arquitetura Corporativa para atender demandas estruturantes (ex.: necessidade de um sistema de troubleticket padrão para atendimento ao cliente em múltiplos canais).
  • Trabalhar com os times de APIs, Integração, Aplicação e Dados para promover a integração das diferentes frentes com foco em capturar o melhor benefício para a companhia garantir que os dados, serviços e plataformas de desenvolvimento sejam governados, que os padrões estejam aderentes às demandas das demais áreas de Sistemas da companhia, que as APIs, microsserviços e serviços SOA sejam melhor catalogados e consolidados para evitar réplicas e garantir que exista um caminho de evolução natural (SOA para microserviços e APIs), e que os padrões de arquitetura de aplicação estejam alinhados aos princípios de Cloud Native para modernização da infraestrutura (move to cloud).
  • Avaliar e suportar as decisões de build / buy, de se construir internamente ou adquirir ferramentas de mercado, integrando-as ao portfolio de TI, participando ativamente da avaliação de ferramentas para garantir aderência aos padrões de arquitetura quando a solução modificar a arquitetura corporativa ligada diretamente a cadeia de valor (ex.: plataforma CRM, plataforma PaaS, sistema Billing, sistema Tokenização etc.) ou de forma consultiva nos casos de compra de ferramentas de apoio ao negócio que não estejam ligadas diretamente a cadeia de valor (ex.: sistemas SaaS para RH, Compras).
  • Atuar ativamente junto aos Squads para instalar disciplina de arquitetura, definir Arquitetura Intencional (roadmap), registrar ADRs, além de monitorar a necessidade de evolução tecnológica e de implementar PoCs ou testar novas tecnologias candidatas a resolver os problemas do Squad e que tenham potencial de ser adotadas de forma corporativa (Prateleira).
  • Atuar junto às áreas de TI / Sistemas que operam em modo tradicional para garantir que a evolução do Core seja feita de forma mais eficiente, com menor risco, e com menor impacto no entorno do core.


Job requirements


O que você precisa saber:

  • Formação em Ciências da Computação, Sistemas da Informação, Engenharia ou em outras áreas com especialização em TI.
  • Experiência de pelo menos 7 anos com arquitetura e implementação de soluções de TI com alta disponibilidade e escalabilidade; facilidade em lidar com problemas complexos e cenários de ambiguidade e incerteza, estruturar soluções e estabelecer padrões de projeto, além de divulgar padrões através de workshops, treinamentos e acompanhamento direto com outros desenvolvedores e líderes técnicos; perfil hands on e profundidade para implementar e testar as definições antes de padronizar e publicar na prateleira dos padrões corporativos. Tem profundidade e amplitude para atuar nas diferentes áreas de conhecimento do time de Arquitetura Corporativa (APIs, Aplicação, Integração e Dados).
  • Em termos de soft skill, é uma pessoa com bom raciocínio analítico, tem facilidade em inovar, é organizada, independente, estuda/pesquisa/aprende continuamente, lidera por exemplo e não por imposição, inspira e evangeliza os demais desenvolvedores do próprio time e demais áreas e tem facilidade em articular tanto tecnicamente com os pares, quanto com as áreas de negócio e gestores em geral.
  • Inglês avançado.
  • Foco em resultado, inovação e busca constante por evoluir modelos de trabalho, ferramentas, e técnicas relacionadas ao ciclo de desenvolvimento de software.
  • Experiência com ambientes de TI de larga escala, com dezenas de plataformas e bilhões de transações processadas por mês.

Se identificou? Então esta é a sua oportunidade!